Apresentação 13º Jogos Europeus 2011 Guimarães – Portugal

Cidade sede: Guimarães, cidade capital europeia da cultura em 2012 e berço de Portugal

Os participantes do 13º Jogos Europeus da Abadá-Capoeira terão a oportunidade de conhecer Guimarães, uma acolhedora cidade do norte de Portugal e não foi por acaso que o Mestre Camisa a escolheu para sediar o segundo maior evento do Grupo Abadá-Capoeira. Guimarães é uma cidade de grande importância histórica e cultural para Portugal e oferece boa qualidade de estadia com baixo custo, tendo sido colocada pelo “New York Times”, prestigiado jornal norte-americano, como 26º destino num total de 41 destinos a visitar em todo o Mundo neste ano de 2011.

Habitualmente designada por Berço da Nacionalidade, Guimarães terá sido palco da batalha de S. Mamede, cuja vitória de D. Afonso Henriques foi decisiva para a fundação da Nação Portuguesa, além disso, de acordo com o que reza a tradição, terá sido em Guimarães que nasceu e foi baptizado aquele que, em 1179, viria a ser coroado o primeiro Rei de Portugal , D. Afonso Henriques. Os Capoeiristas poderão conhecer gratuitamente belos lugares e monumentos que a cidade dispõe, como o centro histórico, classificado como património cultural da humanidade pela UNESCO, com o Castelo do Séc. X. É neste cenário de grande valor histórico que os capoeiristas irão fazer o arrastão cultural que terminará com um aulão no Largo da Oliveira.
Com todo este atractivo, a cidade de Guimarães será a Capital Europeia da Cultura em 2012 e os Capoeiristas não poderiam ficar de fora de toda esta efervescência cultural, fincando neste lugar a genuína capoeira praticada por povos diferentes, de todas as raças, no 13º Jogos Europeus da Abadá-Capoeira.

O local de treino será o Pavilhão Multiusos de Guimarães, com excelentes instalações, onde os participantes poderão também dormir, tendo que levar os seus próprios sacos-cama para o efeito. Os participantes que optarem por mais conforto poderão se hospedar no Hotel Fundador, um hotel de *** com o qual a organização fechou uma parceria, sendo o quarto duplo por 50 €uros a diária com café da manhã (buffet) incluído ou quarto triplo por 65 €uros com café da manhã (Os Capoeiristas deverão se identificar como participantes do Evento no acto da reserva). Além disso, a cidade oferece outros locais de hospedagem com diversos preços, que podem ser pesquisados através do link indicado neste site (Hospedagem).

Para alimentação dos participantes a organização está a fechar uma parceria com o restaurante dentro do próprio Pavilhão Multiusos, para maior comodidade dos Capoeiristas.
O 13º Jogos Europeus  Abadá-Capoeira, pela primeira vez, terá a renda totalmente revertida a favor da reconstrução do CEMB. Como é do conhecimento geral, o antigo CEMB foi totalmente destruído e está agora localizado em Cachoeira de Macacu. O CEMB, que pode ser considerado o maior local totalmente destinado ao treinamento de capoeira, está em fase de reconstrução e para concretizarmos o lugar idealizado pelo Mestre Camisa, como um centro de treinos por excelência, para formação adequada de profissionais da capoeira e integração do Capoeirista com o meio ambiente, todos nós precisamos contribuir. Para fazer isto, basta participar do 13º Jogos Europeus Abadá-Capoeira e, assim, com a união de todos os integrantes da Abadá-Capoeira, vamos colaborar para reconstruir este espaço que nós próprios iremos usufruir. JUNTOS PELA RECONSTRUÇÃO DO CEMB! Conheça um pouco da história do CEMB através da exposição de fotos na abertura do evento.
Contamos com a presença de todos!
A organização.

Abadá-Capoeira Portugal